top of page
  • Foto do escritorHamasul News

É a hora de agir: seja solidário!

Com o inverno se aproximando, pessoas em situação delicada ou de rua estão precisando mais do que nunca da solidariedade para poder passar por tempos difíceis. Infelizmente, com a pandemia e a queda de renda decorrente, muitas pessoas que antes não passavam necessidade, agora precisam de ajuda. E é por isso que projetos sociais como o AlimentaSantos são tão importantes. Criado em 2018 por um grupo de amigos que já faziam trabalhos sociais desde 2016, o projeto entrega quentinhas para moradores de rua na região de Santos. No inverno, além da sopa, também entregam roupas e cobertores. “A gente conversa, vê se a pessoa está precisando de alguma ajuda, tenta dar indicação de locais de reabilitação para quem tem problemas com vícios”, explica Claudio Renato Freitas, um dos voluntários que capitaneia o projeto com outros amigos. “Acaba sendo até mais importante para nós, que estamos ajudando, essa troca de energia, pois fazemos bem também para nós. O mundo de hoje precisa espalhar o bem. E num gesto simples, às vezes não sabemos o quanto podemos ajudar outra pessoa”.


Outra iniciativa é o Projeto Aprender, que existe há mais de 10 anos, começou em São Paulo e foi para a cidade de Praia Grande. Foi idealizado por Caroline Cenatti, que começou a recolher alimentos de casa em casa para servir marmitas à moradores de rua. Mas o projeto também foi crescendo e passou também a servir famílias com cestas básicas, crianças com distribuição de kits, brinquedos e festas temáticas, além de trabalhos voluntários com dentistas e acompanhamento psicológico, e também trabalhos em asilos. No caso das famílias cadastradas que são assistidas pelo projeto, Silmara Cenatti, mãe de Caroline e também voluntária no projeto, conta que a necessidade aumentou após a pandemia. Por isso, se torna tão urgente também ajudar. “Ajudar é uma maneira de devolver aquilo que me foi permitido ter”, diz Silmara. “Temos que parar de achar e temos que agir! Tem gente que faz solidariedade e tem gente que é solidário. Fazer a solidariedade é ajudar uma vez e nunca mais, e ser solidário é você ter amor pelo próximo, pensar no próximo. O que a gente precisa é ser solidário”.


Ambos os projetos contam com doações para se manter. Portanto, se você quer e pode ajudar, entre em contato através das páginas:


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como funcionam os armários inteligentes para condomínios?

Inovação que está ganhando cada vez mais destaque no setor imobiliário e na gestão de propriedades, os armários inteligentes são projetados com tecnologia avançada para oferecer maior conveniência, se

O boom do mercado imobiliário na baixada

Já faz parte da rotina: andar e ver novos empreendimentos sendo erguidos, cada vez maiores e com mais funcionalidades. O litoral de São Paulo vem experimentando, especialmente nas últimas décadas, um

bottom of page