top of page
  • Foto do escritorHamasul News

Seis dicas para realizar uma boa assembleia

A assembleia de condomínio é rotina nos prédios. É o momento de administração e condôminos se encontrarem para deliberar sobre assuntos importantes e relevantes para o condomínio e seus moradores. Entretanto, se não for bem organizada e preparada, pode ter baixa presença de proprietários, duração além do tempo estabelecido, se tornar um momento estressante, com brigas e sem decisões previstas, comprometendo os resultados pretendidos ou até piorando a situação existente. Separamos cinco dicas para tornar sua assembleia mais proveitosa:


Prepare a assembleia antes

O síndico deve preparar juntamente com a administradora os assuntos a serem debatidos, informando-os aos moradores no edital de convocação e disponibilizando todo o material possível antes da reunião. Isso ajuda que ela ocorra de forma tranquila e mais focada, pois moradores já podem se preparar quanto às suas dúvidas e chegar informados para o debate.


Comunique a assembleia com clareza

A convocação deve ser feita como manda a legislação e convenção condominial – sob pena de serem invalidadas judicialmente caso não ocorram assim. É importante lembrar aos moradores que sua presença é fundamental e que os ausentes, por lei, acatam com as decisões tomadas pelos presentes. A internet pode ser uma boa aliada nesse momento.



Prepare o ambiente

Receber bem os condôminos é um ponto chave para manter um clima agradável e sem brigas. Música ambiente e um cafezinho podem ajudar a integrar todos e preparar os ânimos. A reunião também deve começar na hora marcada, em respeito aos presentes e para que não atrase no seu término.


Firme combinados com todos antes do início da assembleia

Isso ajuda a fazer com que a reunião transcorra de forma tranquila. Alguns combinados podem ser desligar ou silenciar celulares, levantar a mão para tomar a palavra, não interromper o outro ou seguir com os assuntos na pauta. Também deve ser escolhido um presidente da mesa, que seja alguém que se sinta confortável – já que terá de conduzir a reunião – e que seja educado e objetivo.


Lidando com interrupções e assuntos fora da pauta

Uma boa maneira para que interrupções não tomem mais tempo e prolonguem a discussão é estabelecer um limite de tempo em minutos para que cada um possa falar. O presidente da mesa também deve ficar atento aos assuntos em pauta, explicando quais podem ser tratados de maneira individual em outro momento e manter o foco nos assuntos que foram previamente acordados para serem abordados.


Dê continuidade ao que foi discutido na assembleia

De nada adianta fazer assembleias e o síndico não dar continuidade e tratamento às questões levantadas nela. As demandas ali tratadas, sejam de interesse coletivo ou pessoal, devem entrar no cotidiano do síndico e serem tocadas no dia-a-dia do condomínio. Assim se faz uma boa administração!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como funcionam os armários inteligentes para condomínios?

Inovação que está ganhando cada vez mais destaque no setor imobiliário e na gestão de propriedades, os armários inteligentes são projetados com tecnologia avançada para oferecer maior conveniência, se

O boom do mercado imobiliário na baixada

Já faz parte da rotina: andar e ver novos empreendimentos sendo erguidos, cada vez maiores e com mais funcionalidades. O litoral de São Paulo vem experimentando, especialmente nas últimas décadas, um

bottom of page