top of page
  • Foto do escritorHamasul News

REGULAMENTO INTERNO x CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO: QUAL A DIFERENÇA?

O Regulamento ou Regimento Interno e a Convenção Condominial são dois documentos essenciais e que se complementam durante a gestão do condomínio. Mas qual a diferença entre eles?

A Convenção Condominial é exigência da Lei nº 4.591/64 (lei das incorporações imobiliárias), já que trata da incorporação imobiliária e deve ser elaborada pelo incorporador antes de pôr à venda as unidades. "É basicamente o estatuto do condomínio", explica Marcos Eduardo Silva, Coordenador de Condomínios da Hamasul. "Nela, são estabelecidos parâmetros essenciais para a administração do Condomínio. É através dela que se determina o modo de rateio (fração ideal x rateio linear), a forma e o tempo para eleição de síndico e membros do conselho, e suas atribuições, e discorre sobre utilização de procurações, sobre seguro, multas e correções e etc". Sua alteração pode ser feita com a aprovação de 2/3 dos proprietários que configuram no Cartório de registro de imóveis. Dessa forma, a Convenção define os parâmetros e a forma da administração do condomínio.

Já o Regulamento Interno determina as regras de utilização e de convivência do condomínio. "O regulamento dispõe sobre as normas de utilização das áreas comuns e privativas do condomínio e tem a finalidade de regrar a utilização das áreas de lazer, garagem, normatizar as questões que envolvem animais, mudanças...", explica Marcos. Sua alteração pode ser efetuada nas assembleias ordinárias, desde que com a maioria dos presentes. Desde 2003, com o advento do Código Civil, as Convenções podem incorporar em sua redação o Regimento Interno, unificando assim as duas coisas num único documento.

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como funcionam os armários inteligentes para condomínios?

Inovação que está ganhando cada vez mais destaque no setor imobiliário e na gestão de propriedades, os armários inteligentes são projetados com tecnologia avançada para oferecer maior conveniência, se

O boom do mercado imobiliário na baixada

Já faz parte da rotina: andar e ver novos empreendimentos sendo erguidos, cada vez maiores e com mais funcionalidades. O litoral de São Paulo vem experimentando, especialmente nas últimas décadas, um

bottom of page