Como deve ser usado o livro de ocorrĂȘncias?
- Hamasul News
- 29 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Ferramenta muito usada nos condomĂnios e conhecida da maioria dos condĂŽminos, o livro de ocorrĂȘncias costuma ser um livro fĂsico, disponĂvel na portaria do prĂ©dio, onde moradores e funcionĂĄrios podem registrar as mais diversas situaçÔes: da ocorrĂȘncia de barulhos, reclamaçÔes, atĂ© elogios e sugestĂ”es de melhorias. Ă uma maneira de tornar oficial e documentado os registros considerados importantes para o dia-a-dia do prĂ©dio. Inclusive, no caso de açÔes judiciais, nĂŁo sĂł atas de assembleias sĂŁo levadas em conta pelos juĂzes, mas tambĂ©m os registros dos livros. Entretanto, embora seja popular, esta ferramenta nĂŁo Ă© obrigatĂłria â embora seu uso seja recomendĂĄvel.
PorĂ©m, o que hoje tem acontecido nos condomĂnios Ă© uma tendĂȘncia Ă modernização: do livro fĂsico para os canais digitais, hoje existe mais de uma maneira de se comunicar com o sĂndico ou com as administradoras. A ferramenta digital mais comum sĂŁo os e-mails â e, assim como o livro de ocorrĂȘncias, Ă© um registro que tĂȘm peso legal.
Outra via de comunicação que alguns prĂ©dios adotam Ă© o Whatsapp: do sĂndico ou do prĂ©dio (hoje o aplicativo disponibiliza cadastro para contas comerciais), pode ser uma via mais rĂĄpida e prĂĄtica para os condĂŽminos; mas sempre Ă© bom ter um cuidado ao disponibilizar essa ferramenta para nĂŁo gerar dor de cabeça, especialmente para o sĂndico, que pode ser procurado o tempo todo. Muitas vezes, ela pode ser um complemento, mas nĂŁo dispensar um livro de ocorrĂȘncias.
Em muitos prĂ©dios, porĂ©m, o livro pode se tornar um problema. Por ficar Ă disposição na portaria, pode ser um local onde todos os moradores possam ter acesso Ă s reclamaçÔes das outras unidades - e virar fonte de confusĂŁo. Nesses casos, uma simples alteração pode fazer toda a diferença: a adesĂŁo a um livro com folhas numeradas, mas destacĂĄveis, onde as reclamaçÔes e registros possam ser colocados em caixa fechada; e, desta forma, estar disponĂvel apenas para o sĂndico. Fichas avulsas tambĂ©m podem ser uma boa solução.
Como fazer o seu livro de ocorrĂȘncias
Separamos algumas dicas para montar o seu livro ou sua ficha de ocorrĂȘncias. Cada folha deverĂĄ conter espaços para preencher:
NÂș da pĂĄgina;
Nome do funcionĂĄrio ou do morador que estĂĄ registrando;
Função;
Data do registro;
Hora do registro;
Autor da ocorrĂȘncia;
Unidade envolvida;
Data da ocorrĂȘncia.
Ă preciso tomar cuidado com a linguagem
Num livro de registros, as reclamaçÔes devem ser feitas da maneira mais isenta possĂvel, usando linguagem respeitosa e sem acusaçÔes sem provas; jĂĄ que ofensas podem ser motivos de açÔes judiciais. Em 2013, o desembargador Sergio JerĂŽnimo Abreu de Silveira, da 4.ÂȘ CĂąmara CĂvel do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), condenou um homem a pagar indenização de mais de 10 mil reais a um casal de vizinhos, apĂłs reclamar do barulho feito por eles durante o sexo. Na reclamação, o condenado escreveu que o comportamento do casal seria aceitĂĄvel somente em "prostĂbulos e motel de beira de estrada". O juiz considerou que o comportamento do rĂ©u atingia a imagem do casal e o condenou a pagar a indenização por dano moral no valor de R$ 5.100 para cada um.









