top of page
  • Foto do escritorHamasul News

GARAGEM DO PRÉDIO: USE COM BOM SENSO!


Crédito da imagem: Pixabay

As garagens do prédio são áreas de uso comum e podem ser fontes de inúmeros conflitos entre moradores dos prédios. Os problemas mais comuns são vagas compartilhadas, estacionamento dos veículos em locais errados, utilização desses espaços por não-moradores, carros com dimensões maiores do que as dimensões da vaga, danos e amassados causados por vizinhos, guarda de motos e automóveis juntos... O segredo para evitar e minimizar os conflitos é utilizar o bom senso. Separamos algumas dicas para ajudar a melhorar a convivência nas garagens:


Conheça a convenção de condomínio e o regulamento interno

Eles são os principais documentos que determinam quais as regras devem ser seguidas ao utilizar a garagem.

O condômino é o dono da vaga?

Não é bem assim. As vagas são consideradas como propriedade comum de uso privativo. Dessa forma, é uma área comum de uso exclusivo do morador – e este deve respeitar as normas de boa convivência do condomínio, de forma a não prejudicar o sossego, salubridade e segurança dos moradores.

Aluguel de vagas

É proibida, desde abril de 2012, a venda ou o aluguel de vagas de garagem a não-moradores, pela Lei Federal nº 12.607. A lei não veda a locação das vagas para outros condôminos, pois são unidades autônomas e podem ser negociadas da mesma forma que as unidades imobiliárias.

Garagem para um automóvel

Geralmente, é determinada a utilização da vaga para guardar apenas um automóvel, e o morador deverá escolher se utilizará para carro e moto, não devendo colocar os dois no mesmo espaço.

Atente-se para a velocidade

Não se deve correr dentro da garagem do prédio! É um local de circulação e deve-se manter uma velocidade máxima de normalmente 10km/h, por uma questão de segurança.

Armazenamento de materiais

A vaga ou garagem não é depósito. Se o espaço não for utilizado para guardar carros, o morador não pode utiliza-lo para outras finalidades, como depósito de entulho, restos de reforma ou material de construção.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cuidado com fraudes em boletos físicos

Para aumentar a segurança, a Hamasul já possui cerca de 99% da sua base de clientes completamente digitalizada para sistema online, sendo que estes clientes recebem seus boletos apenas através do apli

Reforço na segurança dos condomínios

As quadrilhas vêm adotando estratégias cada vez mais sofisticadas para cometer crimes em condomínios: os criminosos adotam novas estratégias, como se fazer passar por amigos de adolescentes para adent

bottom of page