O litoral paulista tem muito mais do que belas praias para se divertir. Da gastronomia à quermesse, separamos dicas culturais para maio e junho que são imperdíveis. Veja:
Festival Gastronômico em São Vicente
Durante todo o mês de maio, ocorre na cidade o 6º Festival Gastronômico, onde os restaurantes participantes apresentarão uma refeição completa, individual ou para duas pessoas, contendo entrada, prato principal e sobremesa, com valor único de R$ 79,90. Já para os quiosques, pizzarias e botecos, os pratos oferecidos são criados especialmente para o evento e, após o período de participação, podem ser incorporados ao cardápio dos estabelecimentos. O preço a ser cobrado é de R$ 49,90. O evento sazonal é promovido pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Comissão Gastronômica do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Confira os estabelecimentos que participam:
Bar do Sargento: Av. Doutor, Av. Eduardo Dias Coelho, 278 - Náutica III
Pedra Baiana: Praça Primeiro de Maio, 26 - Jardim Independência
Bistrô e Petiscaria Atibaia by Mary: R. Pedro Álvares Cabral, 7 - Vila Valença
Boteco Zero Grau: Praça Heróis de 32, 4 – Gonzaguinha
Café do Barão: R. Frei Gaspar, 280 - Centro
Deck Praia: R. 11 de Junho, 40 - Boa Vista
Dina Comidas Típicas: Praça 22 de Janeiro, s/n – Centro
Buteco do Chef: R. Messia Assú, 283 - Boa Vista
Restaurante e Pizzaria Policarpo: Av. Presidente Wilson, 1091 – Gonzaguinha
Quiosque da Cris: Av. Ayrton Senna da Silva, 1 B – Itararé
Marina Dona Rosa: Av. Tupiniquins, 1410 – Japuí
Enjoy Temakeria/ Camps Gastronomia: Av. Presidente Wilson, 401 A - Itararé
AL Salam Empório Árabe: Av. Prefeito José Monteiro, 572 - Jardim Independência
Sushi Garden: Av. Newton Prado, Morro dos Barbosas, 271
Luli Bar, Restaurante e Buffet: Av. Saturnino de Brito, 1289 - Parque Prainha
The Family Vintage Bar: Av. Marechal Deodoro, 1047 - Vila Valença
Restaurante Gáudio: R. Frei Gaspar, 1 – Gonzaguinha
Restaurante Ti Maria: Av. Antonio Rodrigues, 436 – Centro
Concurso de desenho infantil no Aquário de Santos
O Aquário Municipal de Santos promove o 3º Concurso de desenho artístico para crianças, com o tema “Viva a vida marinha, lixo no mar não combina”. Serão classificados os três melhores desenhos em duas categorias, por faixa etária: 5 a 10 anos e 11 a 15 anos. Os desenhos devem ser entregues entre os dias 7 a 24 de maio no Aquário (Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia e os participantes deverão indicar, no rodapé frontal do desenho, informações do nome, telefone e idade. Os vencedores ganharão kits de telas, pincéis e tinta, além do livro ‘Guia ilustrado da vida marinha para crianças’, de autoria do artista plástico Alexandre Huber. Todos os desenhos ficarão expostos no local até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e data do anúncio dos vencedores.
Quermesse da festa Divino Espírito Santo em Itanhaém
Em todos finais de semana entre 1 e 16 de junho, acontece a quermesse beneficente, como parte da programação da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre em Itanhaém há mais de 300 anos. A festa cristã, que acontece em frente da igreja Matriz de Sant’Anna (Praça Narciso de Andrade – Centro Histórico), conta ainda com outras atrações na data de abertura (1º de junho): a “noite da soca” (preparo do cuscuz), às 20h; e o festival “Divino Momento”, com apresentação musical, às 21h.
Galerias de arte a céu aberto na Praia Grande
O Município conta com verdadeiras galerias de arte a céu aberto, que podem ser visitados gratuitamente por munícipes e turistas. Um dos destaques é Praça da Paz (foto), no Bairro Guilhermina. Inaugurado em janeiro de 2007, conta com esculturas gigantes da cabeça e parte do busto de personalidades que defenderam a paz no mundo: Sérgio Vieira de Mello, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela. Na entrada da cidade, existem outras duas esculturas do artista Gilmar Pinna: os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita, dispostos na Praça A Tribuna. Já o grafite foi a arte escolhida para contar a história de Praia Grande: em um espaço de 103 metros do muro ao lado do Palácio das Arte, na entrada da Cidade, 32 imagens de arte grafite retratam os principais fatos históricos do Município desde 1900 até os dias atuais.
Komentarze