top of page
  • Foto do escritorHamasul News

COLUNA: SEGURANÇA CONDOMINIAL

Nos últimos anos, o crescimento da construção civil no Brasil tem se dado de forma significativa e, dentro dessa vertente, os condomínios horizontais e verticais ganharam especial destaque. A busca por esse seguimento, dentre outros fatores, se deu muito por conta da demanda criminal, que também ganhou maior notoriedade, fazendo com que o tema segurança viesse à tona de maneira bastante expressiva.


Essa busca por maior conforto e segurança, em nível Brasil, se mostra mais robusta, principalmente nos grandes centros urbanos, pois é nesses polos que a criminalidade existe em maior volume, vez que o aumento populacional advindo do progresso desordenado não teve o necessário acompanhamento de setores relevantes para a manutenção do equilíbrio social, como a educação, a saúde e o saneamento básico; fatores esses que contribuem sobremaneira para a eclosão de ventos contrários à lei, tais como roubos, furtos, latrocínios (roubos seguidos de morte), dentre outros.


Com o passar do tempo, mesmo contando com maior aparato de segurança, fatos ilegais ainda ocorrem, fazendo com que as estruturas dos condomínios edilícios necessitem ser reanalisadas, a fim de garantir a incolumidade das pessoas e seus patrimônios.

Para tanto, quando se falar em segurança condominial, alguns subsistemas devem ser analisados de forma a operarem conjunta e equilibradamente, são eles: infra-estrutura, procedimentos e equipamentos eletrônicos.


No que se refere à Infra-estrutura de um condomínio, pode-se dizer que se trata de toda estrutura fixa e não eletrônica voltada à contenção de ameaças (Ex.:portões, grades, cercas, muros, guaritas).


Um eficiente aliado de todos os processos de segurança patrimonial é a iluminação. Contudo, por muitas vezes, alegando buscar economia, essa importante ferramenta de percepção e dissuasão de intrusos acaba sendo negligenciada.


Quando falamos de Equipamentos eletrônicos, importante se faz salientar que há uma considerável gama de opções disponíveis no mercado hoje, dentre os principais sistemas de apoio estão: Sistema de alarmes; Sistema de CFTV; e Sistema de controle de acesso.

Quanto aos Procedimentos, o conjunto deles complementará os demais subsistemas, permitindo um maior equilíbrio entre eles. Até porque os outros subsistemas terão sua eficácia comprometida caso inexista um correto e bem elaborado Manual de Procedimentos.

É importante que se tenha na portaria, além dos telefones usuais para o dia-a-dia, os números de telefones da Companhia da Polícia Militar, das Bases Comunitárias de Segurança, do Distrito Policial, do Corpo de Bombeiros e do Hospital da região em que se encontra o situado o condomínio. Saiba os telefones e localização das Unidades da Polícia Militar de seu bairro ou região. Seja cidadão atuante na área de segurança, participe das reuniões do CONSEG. Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.



Luciano Simões Alves, Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Bacharelado em Direito pela Universidade Paulista e Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

48 visualizações0 comentário
bottom of page