top of page
  • Foto do escritorHamasul News

COLUNA: Cuidados com reformas em apartamentos antigos

Antes de iniciar qualquer intervenção em um apartamento de construção antiga, o mais importante é tentar resgatar as plantas originais da construção. Se conseguir, será um ótimo ponto de partida. Mas na maioria das vezes, estas não são encontradas; neste caso, entra em ação um trabalho investigativo, para descobrir qual foi o método construtivo adotado, onde estão as vigas, pilares e tubulações hidráulicas e elétricas.


Com a adequação do novo layout proposto para reforma, talvez haja a necessidade de alguma parede ser eliminada total ou parcialmente. Para que isso aconteça, são extremamente importantes os reforços estruturais. As opções são criar pilares de estruturas convencional em concreto, não sendo nem muito rápida e nem muito limpa. Já a opção de reforço em estrutura metálica é a opção rápida, limpa e pode até fazer parte da decoração do ambiente.


As alvenarias antigas, quando descascadas, podem dar bastante personalidade ao projeto. Além da parte decorativa, toda a infraestrutura tem que ser atualizada. As tubulações em ferro, após muitos anos de uso, oxidam internamente e comprometem muito a vazão. A substituição por tubulação em PVC é imprescindível, e no caso de utilização de aquecimento a gás, as tubulações ‘aquaterm’ serão uma opção boa.


As instalações elétricas, tubulações, fiação, lâmpadas e o quadro de distribuição renovados, além de evitarem possíveis curto-circuitos, farão com que o consumo seja menor e mais barato. O investimento para renovar todos estes itens não é um valor muito baixo, mas construções antigas, têm um charme especial, são espaçosas e aconchegantes.


Silmara Lanatovitz é arquiteta e urbanista com mais de 30 anos de experiência nos segmentos de arquitetura e interiores. Foi durante 12 anos diretora de criação e projetos do renomado escritório de arquitetura Débora Aguiar. Participou de uma série de eventos e mostras internacionais de urbanismo, decoração e design no Brasil e exterior. Atualmente, trabalha em seu escritório de Arquitetura, onde desenvolve projetos residenciais e corporativos. É formada pela UNG.

260 visualizações0 comentário
bottom of page