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Xô, corona: exercite-se com segurança


Fotorech - Pixabay

A quarentena provocada pelo coronavírus foi a desculpa perfeita para muita gente parar de se exercitar. Com ela, aumentou-se o sedentarismo e os quilinhos a mais. Muita gente está tentando retomar a rotina de exercícios conforme estabelecimentos como academias começam a retomar. Entretanto, uma parcela ainda está receosa de frequentá-los e, por isso, preparamos algumas dicas e orientações de como fazer seus exercícios de forma funcional, se protegendo.

“É importante lembrar que qualquer tipo de atividade já é válida. O importante é não ficar completamente parado, pois o corpo foi feito para estar em movimento; não só pela questão de engordar, mas também pela saúde, visto que a atividade física é importante para a manutenção saudável dos sistemas cardiorrespiratório, circulatório e imunológico”, diz a profissional em Educação Física licenciada pelo CREF, Andrea Rosa Aloe, que conversou com nossa reportagem para dar dicas de exercícios físicos para integrar na rotina.

“O primeiro lugar para se exercitar pode ser nas próprias áreas abertas do condomínio”, diz ela. “Fazer caminhada nas áreas abertas, ou se exercitar na quadra é uma boa opção, pois é um espaço aberto que, ao ar livre, uma opção melhor do que espaços fechados”. É importante lembrar que condôminos devem seguir orientações determinadas pela administração afim de evitar aglomerações, por exemplo.

Uma outra opção são as caminhadas na praia. A maioria das cidades já está permitindo o banho de mar e as caminhadas, mas não permite que pessoas fiquem sentadas na areia ou instalem guarda-sóis, para evitar aglomerações. Ainda assim, Andrea dá dicas preciosas para o momento de caminhar: “Prefira horários que não tenham muita gente, e evitem ruas movimentadas ou pistas de caminhada por exemplo. Muitas pessoas vão procurar pelas pistas, mas pode ser um momento para conhecer rotas alternativas, como uma volta no quarteirão”. Ela ainda ressalta o uso obrigatório e necessário da máscara, mesmo com as caminhadas ou corridas. “Não se deve tirar a máscara em nenhum momento, mesmo quando se fica ofegante. O recomendado é parar um pouco, respirar, retomar o fôlego e depois continuar”.

Para quem ainda não é fã de sair para a rua, o próprio lar pode ser seu espaço de exercício. “Eu gosto de afastar os móveis, colocar uma música de minha preferência e dançar”, diz Andrea. “Dentro de casa, dá para pular corda, fazer polichinelo... O ideal é separar ao menos 30 minutos diariamente para a prática do exercício físico, e combinar exercícios aeróbios com alongamento e de força. Mas o mais importante é a disciplina: pensar em separar esse tempo todos os dias, deixar as outras tarefas de lado e se focar no seu bem-estar, se cuidar”.


Exercícios para fazer em casa

Pela profissional em Educação Física licenciada pelo CREF, Andrea Rosa Aloe.







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