top of page
  • Foto do escritorHamasul News

Vagas de garagem em condomínios: um problema recorrente

Um dos maiores problemas de muitos condomínios é a qualidade das garagens, seu tamanho e trafegabilidade. Constantemente, questionamos o motivo deste conhecido problema permanecer ao longo do tempo e manter-se nos novos empreendimentos em construção ou recentemente entregues.


É notório que a quantidade de vagas “vende” mais fácil em um empreendimento, por ter melhor mercado. No entanto, quando o usuário comprador é inserido na realidade do dia-a-dia, percebe que se tivesse duas boas vagas seria muito melhor do que três ou quatro ruins. Além disso, percebe que os ajustes não são tão fáceis, pois envolvem projeto, aprovações em órgãos públicos, altos custos com consultores especializados, além de ajuste na convenção com 100% de aprovação.


Um dos principais motivos é que as incorporadoras tendem a seguir, rigorosamente, o que dita a legislação quanto ao “tamanho mínimo” das vagas, o que pode tornar as vagas estreitas em alguns casos. Um segundo motivo, não menos grave, é a eventual orientação dos especialistas em vendas de imóveis para que haja mais vagas por apartamento, em vez de qualidade e conforto.


Como este assunto tende a não ser adequado e transparentemente divulgado no momento da venda, muitos compradores – desavisados – acabam fazendo uma compra feliz no primeiro momento e infeliz no segundo, pois encontram dificuldades no futuro, tais como: pagar redesenho do espaço da garagem, na tentativa de tornar “menos pior” a situação; ter que arcar com custos e esperas de manobristas; se sujeitar a esperar sua vez para ter acesso ao seu veículo – muitas vezes o manobrista tem fila para buscar o veículo.


Para solucionar o problema, o ideal seria que as construtoras seguissem a legislação proposta por cada local com uma flexibilidade maior, que priorizasse a qualidade das vagas ao invés da quantidade.


Além da prática de transparência com relação às vagas na hora de vender o imóvel, o custo de manobristas seria reduzido, enquanto a qualidade de vida e de convivência dos moradores seria maior.



IVO CAIRRÃO é fundador e conselheiro no Grupo IAUDIT, que oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e Canal de Denúncias; além de trazer o que há de mais inovador no mercado tecnológico e corporativo, incorporando precisão e velocidade nos seus serviços.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Intervenções em fachada: aspectos legais

Em condomínios comerciais e residenciais, são muitas as possibilidades relacionadas às adequações, melhorias e intervenções em fachada. Infelizmente, nem sempre todos os aspectos legais destas interve

bottom of page