As quadrilhas vêm adotando estratégias cada vez mais sofisticadas para cometer crimes em condomínios: os criminosos adotam novas estratégias, como se fazer passar por amigos de adolescentes para adentrar os edifícios — inclusive vestindo-se no estilo desses jovens moradores, de forma a confundir o colaborador da portaria. Adicionalmente, as quadrilhas obtêm informações detalhadas sobre as unidades em anúncios para venda ou locação disponíveis na internet, o que pode facilitar seus planos de invasão e roubo.
Em parceria com a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC), separamos algumas dicas que todos devem seguir para reforçar a segurança do prédio:
Reforçar a indicação de procedimentos como a identificação rigorosa de entregadores e prestadores de serviços diversos (companhias de luz, gás e telefonia, de seguradoras, de imobiliárias e autônomos), com registro em livro de visitas e liberação apenas sob autorização de um morador maior de idade;
No caso de entregas, não é recomendável a liberação do acesso às dependências do condomínio — ou o morador retira na portaria ou a encomenda lá fica temporariamente armazenada;
O porteiro só deve abrir o portão depois de ter identificado e registrado o prestador de serviço — o que vale também para familiares e amigos dos moradores. A liberação do acesso ao interior do edifício requer autorização do morador;
Ainda nos procedimentos da portaria, são relevantes pontos como atenção à movimentação nos arredores antes de abrir o portão para entrada de moradores a pé (nos casos em que não houver acesso por biometria) e pela garagem (quando não for acionada por controle remoto pelo morador) e o manejo correto do sistema de clausura (em que um portão só abre depois que outro foi fechado);
Para zeladores e colaboradores de limpeza, a regra deve ser manter todos os portões trancados durante atividades de manutenção das áreas externas.
DICAS AOS MORADORES:
Não deixar chaves em guaritas ou sob a guarda de colaboradores;
Ter cuidado com orientações deixadas para funcionários, mantendo-os informados sobre eventuais visitas de prestadores de serviços (avisando que não devem autorizar a entrada se não tiverem recebido a informação do morador);
Atentar para procedimentos de segurança para autorização de entrada de amigos de filhos menores (recomenda-se que crianças e adolescentes não estejam autorizados a liberar visitas) e de funcionários do apartamento;
Nunca deixar as portas de acesso aos apartamentos destrancadas.
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