• Hamasul News

Infiltrações podem facilitar doenças e contaminações

No momento em que vivemos, onde há extrema preocupação com o combate à covid-19, síndicos e condôminos passaram a prestar mais atenção não só na higiene individual, mas nas condições de salubridade dos prédios; e as condições das casas, apartamentos e prédios comerciais representam um fator importantíssimo. A umidade proveniente de infiltrações promove um ambiente propício a proliferação de fungos e favorável a longevidade de vírus. De acordo com o IBAPE-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia de São Paulo), um dos principais problemas estruturais nos condomínios e residências são causados pela infiltração de água e vazamentos.

É importante que se faça o check-up preventivo para detectar os primeiros indícios, buscando identificar o foco o mais rápido possível. “Os danos causados por infiltração só não podem ser confundidos com os de um vazamento, que geralmente é resultado de uma falha na tubulação da rede de água ou esgoto. Para que o estrago de um vazamento apareça, não é preciso estar chovendo nem haver mancha de fungo, ao contrário da infiltração, que é percebida apenas no período chuvoso”, explica a engenheira civil Rejane Saute Berezovsky, que é vice-coordenadora da Câmara de Inspeção Predial do Ibape/SP.

Apesar de provocar danos frequentes, a água tem a vantagem de dar sinais visíveis da sua presença. Por trás de uma parede com a pintura estufada ou descascada, é certo que há um excesso de umidade. Com o mofo não é diferente. A mancha de bolor denuncia que a água está retida naquele lugar e apodreceu. O mais importante, na realidade, é identificar a causa do problema, que normalmente está relacionado a infiltração ou a um fenômeno natural chamado condensação. “Apesar dos sinais visíveis, é sempre recomendada uma avaliação profissional de um engenheiro ou arquiteto, capacitados para um diagnóstico preciso. Obras e reparos feitos de maneira independente podem mascarar sinais importantes e levar a problemas ainda maiores, que podem comprometer a saúde do imóvel e dos moradores”, finaliza a engenheira.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

MATRIZ    (13) 3505-6070

Rua Padre Anchieta, 434 - Centro, Mongaguá - SP

CEP: 11730-000

FILIAL PRAIA GRANDE     (13) 3357-2032 | 2033

Av. Presidente Kennedy, 6230 - Sala 102 - Vila Tupi, Praia Grande - SP

CEP: 11703-200

FILIAL ITANHAÉM    (13) 3356-7849

Av. Rui Barbosa, 688 - Sala 01 - Centro, Itanhaém - SP

CEP: 11740-000