top of page
  • Foto do escritorHamasul News

Conheça a primeira cartilha sobre impermeabilização saudável da América Latina

O Movimento Construção Saudável, que reúne as principais empresas do mercado de impermeabilização e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde das habitações e das pessoas, acaba de lançar a Cartilha do Movimento Construção Saudável, pioneira no Brasil e América Latina. O material discute a importância da impermeabilização dos imóveis para o bem-estar das pessoas, e é a única que mostra a relação direta entre as patologias nos imóveis e os problemas de saúde nos moradores. A cartilha está disponível gratuitamente on-line, por meio do site: https://construcaosaudavel.org/.


O objetivo é orientar a população, empresas e cidadãos sobre os problemas causados pelas patologias das edificações à saúde humana, em especial aqueles provocados por infiltração, umidade, mofo e bolor, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias. A ideia central é espalhar nas redes de condomínios de todo o Brasil para que cada vez mais pessoas tenham acesso à informação. Os síndicos de condomínios com sistema de televisão interno podem solicitar pelo e-mail contato@constrcaosaudavel.org o link da cartilha e fazer a divulgação.


A publicação está alinhada com o 3º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2030: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. A cartilha oferece uma visão geral sobre os principais problemas dos imóveis relacionados à umidade e infiltrações, descrevendo alguns dos efeitos nocivos à saúde associados à exposição ao mofo e ao bolor. “O material auxilia no reconhecimento dessas patologias nos ambientes e explica a importância da qualidade do ar em ambientes internos”, conta Julio Barbosa, diretor executivo do Movimento Construção Saudável.


Além dos moradores e profissionais de condomínios, pessoas de todo o Brasil podem acessar a cartilha via celular, tablet ou computador. O material é revisado de forma periódica a fim de oferecer informações, dados e estudos recentes.


A cartilha "Impermeabilização é Saúde" é uma criação do Movimento Construção Saudável, com o apoio do IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), Centro Universitário FAM, Doutor Fam, PNQAI (Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno), Virada Sustentável e Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conflitos em condomínios: conheça os mais comuns

A convivência condomínios está em evidência: seja em obras de ficção como “Os Outros” (Globoplay), que, apesar de abordar conflitos em uma sociedade polarizada, traz a ação para dentro do condomínio,

Agenda cultural: veja opções de lazer na baixada

Separamos algumas dicas culturais e de entretenimento para você que mora ou estará pela baixada santista nos próximos meses – e há opções de empreendedorismo ao entretenimento infantil! Confira: 14 de

Commenti


bottom of page