top of page
4964089.jpg

A hora do acordo de pagamentos atrasados: como o síndico deve agir?

  • Foto do escritor: Hamasul News
    Hamasul News
  • 20 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

Um dos maiores vilões da saúde financeira de um condomínio é a inadimplência. Quando condôminos deixam de pagar a quota condominial, há problemas para o fechamento do caixa, para o pagamentos das despesas mensais dos prédios, como água e luz das áreas comuns, salários de colaboradores e funcionários, prejudicando um balanço saudável entre custos e arrecadação e podendo levar um condomínio à falência. Para combater esse problema, o síndico ou síndica deve ter jogo de cintura, inteligência e uma boa capacidade de gestão, buscando sempre negociar com os moradores assim que a inadimplência aparece, antes que o problema se agrave e as dívidas se tornem altas demais para acordos extrajudiciais.


Para orientar melhor sobre o assunto, nessa edição conversamos com Edmon Soares Santos, advogado há 16 anos, com especialização em Direito Tributário pela USP, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC-SP, especialização em tributos na importação e exportação pela Aduaneiras, especialização em Direito de Família pela Legali. Tendo atuado como diretor do maior escritório tributarista do país, entre advogado de grandes empresas nacionais e multinacionais, e também com atuação em Direito Empresarial e Societário e em Direito Imobiliário para diversas construtoras e imobiliárias da Baixada Santista e São Paulo, Edmon desde 2018 coordena o departamento jurídico da Hamasul. Confira:


Com a pandemia, muitos brasileiros acabaram contraindo dívidas, e agora, muitas pessoas estão negociando as dívidas atrasadas, entre elas, a cota condominial. Como você orienta que os síndicos procurem essas pessoas para realizar os acordos? Como deve ser a abordagem?

É importante que os síndicos entendam que o condomínio não é uma instituição financeira, mas sim um grupo de pessoas que vivem em coletividade.


Assim, a dificuldade financeira de um condômino pode ser facilmente controlada se houver parcimônia e razoabilidade entre as partes desde o início, evitando, assim, demandas judiciais que são desgastantes para todos.


É importante que o síndico seja imparcial, tratando igualmente todos os condôminos, evitando que desavenças particulares prejudiquem a negociação.


Com quantas cotas condominiais em atraso o condômino já pode ser acionado?

Atualmente, com 45 dias de atraso, já enviamos a notificação para que procure a administradora do condomínio para fazer um acordo. Não havendo contato nos próximos 30 dias, enviamos uma segunda notificação extrajudicial, sob pena de ser distribuída a ação de execução. Assim, no máximo em 4 meses a ação de execução é ajuizada.


No caso da realização de acordos, como o síndico deve formalizá-los?

Sempre através de Termo de Acordo, que conterá o nome e qualificação completa das partes, período do débito, valores e encargos adicionais, bem como forma de pagamento. Este instrumento é elaborado pelo advogado da administradora.


No caso de descumprimento desses acordos, o que o síndico deve fazer?

O Departamento de Cobrança da administradora faz um gerenciamento de todos os acordos em andamento e, havendo o inadimplemento, executa-se o Termo de Acordo, requerendo em juízo a penhora de conta corrente.


E quando não há acordo, qual o procedimento que o síndico deve seguir para encaminhar o processo para a Justiça? Como funciona normalmente os processos jurídicos e quais costumam ser as consequências para aqueles que não realizam os pagamentos?

Apesar do momento difícil que estamos vivendo, o condomínio deve pagar as contas pontualmente para que a massa condominial não seja prejudicada. Assim, o síndico tem que apreciar os pedidos de acordo com cuidado para evitar demandas judiciais.


Atualmente, as ações são digitais, o que torna o processo mais rápido. A legislação permite que ocorra a penhora de conta corrente, veículos e, inclusive, a penhora do próprio imóvel para leilão da unidade.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Novo app para seu condomínio.

O acesso ao seu condomínio mudou! Para 2ª via de boleto e documentos condominiais, conheça o Gruvi: clique aqui e baixe os manuais de acesso.

Hamasul logo vertical em selo.png

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda a sexta-feira: 9h às 17h.

Sábados: 9h às 12h.

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP:

whatsapp 2.png

MATRIZ

(13) 3505-6070

Rua Padre Anchieta, 434

Centro, Mongaguá - SP

CEP: 11730-000

FILIAL PRAIA GRANDE

(13) 3357-2032 | 2033

Av. Presidente Kennedy, 6230 - Sala 102

Vila Tupi, Praia Grande - SP

CEP: 11703-200

FILIAL ITANHAÉM

(13) 3356-7849

Av. Rui Barbosa, 688 - Sala 17

Centro, Itanhaém - SP

CEP: 11740-000

Predial Star - Logo 1 - vazado - azul padrão.png

EMPRESAS DO

GRUPO HAMASUL:

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page